Aprendendo a lidar com seus sentimentos


Não queira brigar com os seus pensamentos, faça amizade com sua mente. Cada toque que ela der do tipo: é tarde, saía logo, senão vai se atrasar, você responde a ela: obrigada por ter me lembrado, agora eu estou escolhendo a roupa que vou vestir. Envolva-se com a tarefa presente, fique no aqui e agora, foque, curta as tonalidades de cores que você tem, procure observar com qual cor você se sente bem. Depois de escolher, diga a si mesma: estou linda com essa roupa. Aí, vem a mente com mais um alerta: corre senão você não vai chegar a tempo, então responda: é mesmo, obrigada por me lembrar. Nesse momento, nada de ficar pensando o que pode acontecer se você não conseguir chegar no horário, pois, se fizer isso, você já embarcou na mente e deixou de sentir o momento. Tome seu banho, aceleradinho, ou não, afinal, o tempo é decidido por você, olhe para o seu chuveiro, sinta a água quente banhando seu corpo, aprecie seu sabonete, sinta sua fragrância e como deixa sua pele macia, enxugue-se, vista a roupa escolhida e sinta-se pronta para viver intensamente aquele dia. Por completo.









"Se estivéssemos em seu lugar, todos os nossos esforços seriam direcionados para um único objetivo: procurar uma forma - qualquer forma - de nos sentirmos melhor emocionalmente. Faríamos o máximo para descobrir pensamentos que nos trouxessem algum tipo de alívio emocional ligado ao problema. Porque, quando algum tipo de alívio é conseguido, isso significa que você está se encaminhando para um alinhamento de energia, então a saúde é uma consequência."



(Abraham-Hicks)







sexta-feira, 23 de novembro de 2012

PEDRA DO ANO 2013

2013, O Ano da Consciência!
As Energias de 2013 e a Pedra do Ano

No ano de 2012, pudemos vivenciar muitas transformações em nossas vidas pessoais. As principais transformações envolveram processos que já não nos cabiam mais e que precisavam renovar ciclos do nosso aprendizado. Em 2013 teremos um ano com uma perspectiva diferente, mas ainda no mesmo compasso: transformação! Muitas energias que apo
ntam para um maior cuidado com nossa conduta e escolhas. Se soubermos fazer as transformações, será um ano mais leve, se não soubermos, será um ano com muitos aprendizados a serem colhidos em nossa evolução, quase que uma morte e um renascimento, com a força do melhor.

2013 será regido por Saturno, em Escorpião, portanto fazendo uma “parceria” com Plutão. Com certeza será um ano que exigirá muita disposição para vencer desafios, com muita disciplina, retidão, controle dos gastos, muita estratégia e estruturação de nossos planos. Vai exigir que tenhamos a habilidade de estarmos compromissados com nossos projetos e que tenhamos muita estabilidade emocional. Os principais obstáculos serão de cunho pessoal e interno a serem vencidos pela mudança de atitude através do autoconhecimento. Será muito necessária a seriedade, a profundidade, o compromisso, o esforço e o respeito às nossas limitações. Problemas com imóveis, testamentos, documentos, são prováveis de acontecer. Transformações profundas, com muito trabalho, sem reclamar, mãos a obra para criar o novo. Há o impulso sim para vencermos as transformações e termos sucesso, dependerá apenas de nós, e qual a realidade escolheremos criar.

Saturno traz consigo a regência do Arcanjo Cassiel, de Tronos. Através de sua energia, rege a noite, nosso subconsciente, nossas emoções profundas, nos confortando e doando seu amor, secando nossas lágrimas. Zela por nossos pensamentos, ajudando a nos libertarmos de nossas “prisões” mentais, ajudando a trabalharmos nossa consciência. Possui uma imensa capacidade de purificação e transformação.

Já na Astrologia Chinesa, em 2013, o regente será a Serpente de Água. A Serpente é um signo inquisitivo, nos ajudando em processos mentais que exijam concentração e foco. Também este mesmo espirito inquisitivo pode provocar grandes escândalos e golpes políticos. Muitas “verdades” tendem a aparecer de forma estrondosa, porque a Serpente não é condescendente. A tendência é nos ocuparmos muito dos assuntos materiais, controlando e planejando, com muito senso de realidade. Será um ano de introspecção profunda, onde não se há como fugir, temos que olhar de frente as questões e transformar através da sabedoria, com muitos altos e baixos. Com certeza para ela só terá um ano tranquilo, aqueles que tiverem muito dentro da sua verdade...

Na Numerologia será uma ano 6 indicando uma maior atenção à família, seja ela terrena ou espiritual. Será um ano onde pensaremos em nós, mas inseridos em um contexto maior, evidentemente com suas responsabilidades. Seremos convidados a harmonizar nossas relações, tratando dos apelos e das necessidades familiares. Este número representa a responsabilidade para com os demais, a sociedade e a família. Há a necessidade de gerar uma realidade melhor no convívio íntimo, no sentido de equilibrar, harmonizar, trazer a verdade e a justiça. Pode ser um ano favorável a um “encontro de alma”. No negativo, porém, este número também pode trazer insatisfações, fofocas e desarmonia, isso se não soubermos aproveitar de forma positiva a vibração que ele emana.

Quanto aos Orixás, começamos o ano com Ogum, depois Yemanjá, e por fim Xangô. Ogum abre o novo, com os pés no chão, vivendo a vida com estratégia e muita força interior. Yemanjá nos acolherá nas transformações emocionais profundas, limpando, nos carregando no colo. Xangô que determina com justiça os novos passos, trazendo o merecimento, e também a vitalidade, o ânimo, ascendendo chama da intenção.
Bem, levando em consideração todo este quadro, a pedra que nos dará o centro, que nos ajudará a lidar com tudo isso ao mesmo tempo é a Sodalita! Onde a palavra de ordem é direcionamento, com muita introspecção e sabedoria da alma, respondendo aos nossos questionamentos interiores.

No aspecto físico, ela tem a interação de forma vibracional, proporcionando calma, estabilizando nosso sistema nervoso, ajudando o desenvolvimento mental. Nos ajudará nos dias de insônia, de fraqueza, ou mesmo cansaço constante, pois seus minerais beneficiam isso. Ajudará de forma benéfica: as estruturas do corpo, os órgãos do aparelho digestivo e também beneficiará nos processos de purificação do sangue, atuando como um depurativo energético.
No aspecto mental, onde é mais atuante, ela trará o direcionamento, a intenção, o objetivo, abrindo a mente inclusive ao aprendizado e um maior discernimento. E para isso trará em nós um senso de perseverança e coragem para enfrentar. Ela proporciona a clareza mental, induzindo a busca dos conhecimentos necessários para tornar pratico um objetivo, criando sentido de direção interior, do qual não nos perdemos ou desviamos. Nos auxilia a “criar” a realização material.

No aspecto emocional nos brinda com muita autoconfiança e determinação. Proporciona a paz da alma, que nos dá segurança interior. Também responde rapidamente nos casos de disfunções energéticas que somatizam no corpo físico, como por exemplo: disfunções intestinais por medo de alguma situação; dores de cabeça por preocupação; erupções na pele que aparecem de repente, por não aceitar alguma coisa; dor repentina aqui ou ali, que aparecem e somem rapidamente, etc. Nestes casos atua como uma pedra emergencial de rápida resposta. Aliás, esta é a “pedra das respostas” para as buscas interiores.

No aspecto espiritual nos proporciona proteção, compreensão dos nossos processos interiores e a tomada de consciência das ligações que fazemos com pessoas e acontecimentos que nos desvitalizam. Além de cortar estas influencias, sejam de origem espiritual ou mundana, ela pode nos abastecer de muita energia em direção à evolução, nos aperfeiçoando.

Com maior ou menor dificuldade, a verdade é que sempre evoluímos, e a luz é a direção, com certeza. É preciso acreditar e criar o melhor dentro e fora de nós, com muita luz, abastecendo nossa alma de bons pensamentos e sentimentos. Este ano nada mais é do que a consciência lúcida do caminho. Muitas transformações, queda de velhos propósitos para ser acolhido o novo, em um novo momento, em uma nova era do ser. Facilite esta transformação, dentro de você, para que ela se materialize de forma benéfica fora de você. Não se prenda a aspectos menores dos acontecimentos, olhe além, veja o propósito que sua alma quer alcançar. Converse muito com você e aqueça seu coração, desperte seu coração, integre seu sentir com o seu pensar, pois o mais importante é “ser” de verdade um ser humano melhor!

Vá à luta! Conquiste espaço! Planeje e direcione sua alma para o melhor! Esteja consciente em todas as suas escolhas! Afinal, acabamos de entrar na “Era da Luz”! ILUMINE-SE!






Angélica Lisanty
www.espacocristalino.com.br

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CRISTALOTERAPIA


Desde há milénios que os cristais são utilizados para terapias e para o restabelecimento do equilíbrio.Funcionam através da ressonância e da vibração.È possível obter benefícios com cristais para complicações comuns, uma vez que se tratam de remédios eficazes para primeiros socorros, especialmente quando são elaborados a partir de essências de gemas.
Alguns cristais contêm minerais conhecidos pelas suas propriedades terapêuticas. O cobre, por exemplo, reduz o inchaço e a inflamação. A Malaquite contém uma elevada concentração de cobre, que alivia as dores musculares e das articulações.Os cristais são utilizados nas práticas médicas modernas. 
Os xamãs e os terapeutas de cristais dos tempos antigos já estavam familiarizados com a capacidade que os cristais têm de concentrar vibrações de som e de luz num feixe, que era em seguida utilizado na terapia. Rodar uma varinha de cristal na pele provoca uma compressão que liberta um feixe concentrado no órgão que se encontra por baixo.
Os antigos terapeutas também sabiam que enquanto alguns cristais são fontes de energia ou calmantes, existem cristais que tanto têm um efeito sedativo num órgão hiperactivo, como estimulam um órgão inactivo, como por exemplo a Magnetite.
Há cristais que curam rapidamente, podendo provocar uma crise de cura, enquanto outros produzem os seus efeitos de uma forma bastante mais lenta.Se quiser lidar com a dor – um sinal de que algo não está bem no seu corpo – pode fazê-lo com os cristais. A dor pode resultar de um excesso de energia, de um bloqueio ou de uma debilidade. 
Um cristal frio e calmo como o Lápis-lazúli ou o Quartzo Roséo tem um efeito calmante, enquanto a Cormalina tem um efeito estimulante, sendo o Quartzo Catedral excelente para o alivio da dor, independentemente da sua causa.
Os cristais são excelentes para lidar com dores de cabeça. O Lápis - Lazúli desvanecerá rapidamente uma enxaqueca. Mas é necessário saber de onde provém a dor de cabeça. Se for causada por stress, uma pedra de Ametista, Âmbar ou Turquesa colocada na sobrancelha aliviará a dor. Se estiver relacionada com comida, deve-se utilizar uma pedra apropriada, que acalme o estômago, tal como a Pedra da Lua ou a Citrina.

 



Os cristais e as pedras são manifestações puras na forma material e nas frequências de cores da luz mostrando-nos a realidade da claridade, da
Estabilidade, da beleza, da lei divina e da perfeição espiritual.

Essas frequências são importantíssimas sobre o nosso ser para curar, transformar, proteger, equilibrar, e harmonizar o corpo, mente e espírito.
Os cristais e as pedras são dádivas da terra, são grandes fontes de luz e de energia e portadoras de uma beleza mágica que todos nós podemos usufruir.


ESCOLHA DE UMA PEDRA 
Neste processo é importante abrirmos o nosso coração, devemos confiar na nossa intuição e nos nossos sentimentos.
Não devemos usar a mente para explica-las ou racionaliza-las Deixe o seu ego superior guiá-lo no rumo da pedra que precisa.
Sinta e veja o que lhe atrai mais. É comum dizer-se que não somos nós que escolhemos o cristal, mas sim ele é que nos escolhe a nós.


MÉTODOS DE LIMPEZA DOS CRISTAIS 
Águas naturais – consiste em banhar os cristais em águas dos rios, mares, lagos, cascatas (que não estejam poluídas), pelo tempo que a sua intuição determinar.

Água e sal marinho – coloque os cristais dentro de um recipiente contendo água e sal. Deixe-os aí por algumas horas depois ao retirá-los, lave-os em água corrente para retirar o excesso de sal (este método é só aconselhável para pedras com maior dureza e transparentes).

Defumação – acenda um incenso (ex.: cedro, salva, sal, etc.) E sopre sobre todas as faces do cristal, pelo tempo que achar necessário.

Drusa – coloque as pedras em cima do aglomerado de cristal de quartzo incolor e deixe-as por bastante tempo, até achar que estão limpas e recarregadas. A drusa por si só é auto-limpante e auto energizante.

Sopro – mentalize uma luz branca, ou violeta, e sopre sobre o cristal com a intenção de o limpar e de tirar toda a energia negativa dele. Inspire uma luz branca e/ou violeta e expire pela boca sobre o cristal

Chuva – deixe o seu cristal sob a chuva forte.

Selenite – o método prático, eficiente e rápido para limpar e energizar energicamente, é usar uma barra de selenite (ou gipsite). Coloque a selenite direccionada para um cristal de quartzo e este por sua vez para todas as pedras que precisem de limpeza. E deixe-as nessa posição durante 30 segundos e elas ficarão limpas e cheias de energia simultaneamente. Este método também se aplica para limpeza de ambientes.


MÉTODOS DE ENERGIZAÇÃO
Depois de limpar os cristais deve-os carregar de energia através:

Sol – deixe as pedras após serem lavadas e limpas direccionadas para a luz do sol, de preferência na parte da manhã até ao meio-dia.

Lua – se quiser carregar as pedras com uma energia mais intuitiva, mais feminina, exponha-as á luz da lua (de preferência lua cheia ou crescente).

Sol/lua – exponha as pedras á luz do luar durante toda a noite, e depois á luz do sol, até ao meio-dia.

Terra – coloque os cristais em contacto com o solo (não é necessário enterrá-las na terra) e estes ficam carregados com a energia da terra mãe.

Tempestade - esperar por uma formação de uma tempestade é uma forma muito poderosa de carregar os seus cristais.

Energizar com as mãos – coloque o cristal entre as suas mãos e gire-o até aquecer, mentalizando a passagem de energia das suas mãos para o cristal

Drusa – coloque as suas pedras em cima do aglomerado durante 3 horas.

Selenite – durante o processo de limpeza com a selenite, as pedras e cristais ficam automaticamente energizados.

 

AROMATERAPIA E OS CHAKRAS



O primeiro chakra principal é chamado de chakra raiz ou base, e está localizado na base da coluna um pouco além da ponta do cóccix. Na maioria das filosofias, ele é associado com a cor vermelha e se conecta ao elemento terra.
O chakra raiz é a forma como nos relacionamos com o mundo físico, ou seja, nos conectamos com a Mãe Terra através deste chakra. É através da terra que podemos produzir alimentos, construir abrigos para nossa sobrevivência. Assim como a Terra é fundamental para que possamos nos sustentar, o chakra raiz torna-se base para o bom funcionamento de todos os outros 6 chakras principais.
O chakra raiz lida com a consciência tribal e o entendimento de que é preciso pertencer a uma comunidade para que possamos sobreviver. Nós, como seres humanos, iniciamos nosso processo como um povo tribal, para proporcionar segurança e bem-estar uns aos outros. Em uma ordem tribal, sabíamos que iríamos ser cuidados, alimentados e apoiados.
As crenças do grupo tornam se então as crenças do indivíduo, enraizadas no primeiro chakra. E se optarmos por ser independente, somos obrigados a cuidar apenas de nós mesmos. Isto pode levar a uma sensação de perigo, solidão, insegurança e ganância materialista causando um desequilíbrio para a estabilidade do chakra raiz.
Alguns óleos essenciais nos ajudam a harmonizar o chakra raiz eliminando emoções como insegurança, ganância, raiva e inveja. São eles o Cipreste e Cedro podendo ser utilizado algumas gotas no aromatizador ambiental ou aplicar 1 gota do óleo essencial escolhido no chakra raiz.
Outros óleos essenciais que ajudam combatendo a sensação de isolamento do grupo, depressão, medo e ansiedade são Sálvia esclaréia, Bergamota, Patchouli e Ylang ylang. Podendo ser utilizado (até 3 óleos essenciais sendo um total de 3 gotas) no aromatizador ambiental ou aplicar 1 gota do óleo essencial escolhido no chakra raiz.
Estes óleos essenciais nos encorajam a se sentir bem em estar nesta terra, fazendo parte da sociedade e sentindo segurança em nós mesmos. Eles também ajudam o chakra básico “rodar” corretamente, criando energia, força e alicerce.

O segundo chakra está localizado na região da bacia pélvica. Origina-se cerca de três dedos abaixo do umbigo. Conhecido como o Chakra sacral, é associado com a cor laranja e ao elemento água.
Neste segundo chakra, não só criamos a vida, mas também todas as formas de criação, tais como arte, música, poesia, etc.  Este chakra é considerado como sagrado e poderoso para as mulheres, pois em equilíbrio manifesta seus sonhos e desejos, bem como força para entrar em combate para proteger  e realizar sonhos e desejos.
Se o chakra estiver em desarmonia,  facilmente desistimos de nossos sonhos e por conseqüência ficamos com uma postura negativa  perante a vida, criando dificuldades de relacionamentos, reclamando e querendo dominar e controlar  tudo e  todos.
Esta área é, naturalmente, o centro sexual do nosso corpo e se ele é desequilibrado, podemos sentir uma falta de desejo sexual. Desarmonia nesse centro muitas vezes começa na puberdade, quando a energia sexual começa a despertar. Falta de auto-estima, insegurança, falta de carinho ou ternura na adolescência pode gerar a negatividade, instabilidade e rejeição da sexualidade da criança. Repressão da energia sexual pode surgir de formas com raiva e hostil, criando confusão sexual, distanciamento emocional, e amargura ao invés de abertura e de amor. Potencial criativo pode tornar-se mal direcionada e lutas de poder  ocorrem. Em vez de usar essa energia sacral para o amor, a co-criação em parceria e de partilha na união sexual. Uma pessoa com o segundo chakra disfuncional muitas vezes pode tornar-se uma pessoa que gosta de controlar e dominar os outros. Óleos essenciais que podem ajudar a dispersar a negatividade e baixa auto-estima são ylang ylang, sálvia Esclaréia, laranja e gerânio.


O terceiro chakra está localizado na região do abdômen. Conhecido como o chakra do plexo solar, este centro de energia está associado com a cor amarelo e ao elemento fogo. O plexo solar é a nossa conexão com o sol e fonte de luz, sendo a representação do poder pessoal. Ele, nos torna capaz de perceber e ser a afirmação do “EU SOU”.
Na puberdade, “abrimos” o terceiro chakra e começamos a concretizar um melhor senso de individuação e auto-estima. Com o plexo solar harmonizado, o adolescente cria e manifesta suas próprias crenças e desejos pessoais. Além disso, começa a se afastar da família e busca se relacionar com outras pessoas conectando-se ao todo maior/tribo comunal.
Palavras como responsabilidade, auto-afirmação, autocontrole, autoconhecimento, auto-realização e autocrítica representam bem o plexo solar. Se este centro de energia está desequilibrado ou comprometido podemos utilizar alguns óleos essenciais para nos auxiliar. São elesylang ylang, laranja doce, grapefruit, manjericão e bergamota.
Como vimos no artigo informativo anterior o chakra sacral é considerado a sede da Deusa/Mulher, de modo que o chakra do plexo solar torna-se sede do Supremo. Quando o fluxo de energia nos canais entre os chakras sacral e plexo solar está harmonizado, ocorre então um equilíbrio das energias masculinas / femininas. Ao “puxar” a energia do segundo chakra para o terceiro, uma união de intelecto e compreensão intuitiva pode manifestar, estimulando uma verdadeira auto-sabedoria.
O plexo solar brilha a luz do autoconhecimento sobre à auto-criação do chakra sacral. Então, quando a energia destes chakras consegue fluir para um chakra superior (chakra do coração) vamos alcançar o auto-amor.



 O quarto chakra está localizado na região das costas e parte superior do coração. Influencia não só o sistema circulatório, mas o sistema pulmonar e o sistema imunológico. Conhecido como o chakra do coração, este centro de energia vibra na cor verde e está ligado ao elemento ar e o sentido do tato.
Quando o chakra do coração está equilibrado vibramos amor e generosidade. Pois este chakra representa a energia de Vênus, do amor-próprio, da auto-compaixão, assim como amor e compaixão pelos outros.
O chakra do coração é o centro do sistema de chakras, já que é ele que se conecta com três chakras superiores e com os três inferiores. No chakra do coração aprendemos a entrar em contato com a nossa verdade essencial.
Quando desequilibrado a energia do quarto chakra, ficamos geralmente mais carentes, exigindo atenção dos outros para se sentir amado, em vez de olhar para dentro do amor-próprio. Medo, desespero, ódio, condenação, crueldade, e inveja são todas expressões negativas do chakra do coração. Fingimos que não precisamos de outras pessoas e que podemos lidar sozinho, quando na verdade dentro de nós estamos desesperados para sentir-se querido e aceito.
O chakra do coração nos ensina que primeiro devemos amar a nós mesmos.
Como podemos esperar que alguém a amar-nos se não temos amor próprio?
Óleos essenciais que ajudam a equilibrar o quarto chakra são: Gerânio, palmarosa, ylang ylang e hortelã Pimenta.
Muitas vezes, a angústia, sentimentos de ciúme, rejeição ou medo pode causar um aperto no peito, uma falta de ar, e um padrão de respiração superficial. Óleos essenciais que podem ajudar neste caso são:Eucalipto, ylang ylang e hortelã pimenta.


O quinto chakra está localizado no nível da garganta. Conhecido como chakra da Garganta, este centro de energia vibra na cor azul claro e o elemento a ele associado é o Éter. O chakra da garganta é o nosso centro da vontade – a vontade pessoal e vontade divina. É aqui que fazemos escolhas.
O quinto chakra é uma ponte entre o sexto chakra (pensamento) e o quarto chakra (sentimentos e vontade). Este chakra liga a nossa capacidade de reagir mentalmente com a nossa capacidade de reagir emocionalmente, para que assim possamos ser capazes de fazer nossas escolhas, tanto com a razão e emoção.
Este chakra também permite nos representar em voz alta. É a expressão externa de todo o nosso potencial. Quando o quinto chakra está equilibrado, somos capazes de falar com confiança e verdade, porque estamos ancorados em uma crença de Self. Podemos nos comunicar sem medo de ser julgado pelos outros e também podemos falar sem a voz de julgamento. Todos nós podemos ser iguais e viver as nossas próprias verdades. Há uma Lei Universal que diz que não há uma verdade, e sim que nós todos precisamos aprender quais são as nossas próprias verdades individuais e depois viver por elas.
O Quinto chakra também está associado com as orelhas e a garganta. Neste chakra somos capazes de ouvir nossa própria voz interior, a voz da sabedoria, da compaixão, e do conhecimento. Nós também podemos ouvir a voz divina, a maior fonte de sabedoria e de verdade.  E quando combinamos ouvir a voz interior e a voz divina, podemos alcançar uma independência e liberdade – liberdade do medo e do julgamento.
Quando desequilibrada ou disfuncional, podemos manifestar uma ampla variedade de estados de doença. Por exemplo: resfriados, dores de garganta e problemas vocais resultam de nosso medo de falar para nós mesmos, para se afirmar e viver os nosso verdadeiro e autêntico EU.
Conheça os óleos essenciais que podem ajudar a desbloquear o chakra da garganta: Ylang ylang, Erva doce, Laranja Doce, Cipreste e Sálvia Esclaréia.


O sexto chakra, também considerado o terceiro olho, está localizado entre as sobrancelhas na testa. Ligado à glândula pituitária e associada com todos os sentidos, sua vibração é na cor índigo.
A energia do terceiro olho representa a sabedoria e a compreensão de que criamos nossa própria realidade.  Este chakra nos permite compreender a verdade e não a ilusão, a fé, e não o medo, a sabedoria e não a ilusão.
Quando o chakra do terceiro olho está desequilibrado, várias doenças são capazes de se manifestar. Lembre-se que o pensamento cria energia e manifestação. Isso quer dizer que por exemplo se você não gosta do que vê em sua realidade, a manifestação possível desse processo de pensamento pode ser problemas com  a visão, e se você  não deseja ouvir o que determinada pessoa que você tem contato todos os dias te fala, você pode iniciar um processo de surdez ou zumbido nos ouvidos. Dores de cabeça e enxaquecas também podem ser de desequilíbrios no chakra do terceiro olho.
Alguns óleos essenciais podem auxiliar no equilíbrio deste chakra. São eles: Lavanda, Limão, Tea tree e Hortelã pimenta.
Neste tempo de abertura para o processo de Ascensão, todos nós estamos desenvolvendo maior consciência do terceiro olho. Nossas habilidades intuitivas estão aumentando, a nossa compreensão está se aprofundando e nosso estado de consciência está se expandindo. Estamos liberando os velhos sistemas de crenças. Ao confiar e seguir nossa orientação terceiro olho, vamos criar uma realidade de paz e harmonia com nosso eu interior e aqueles ao nosso redor. Nosso estado de consciência expandirá  e iremos realizar uma frequência elevada de sabedoria e amor, descobrindo assim a nossa verdade.

O sétimo chakra, também chamado de chakra da coroa, está localizado na parte superior da cabeça. Em um recém-nascido, o topo da cabeça, está “aberto” no primeiro ano de sua vida. A criança permanece em conexão com o seu Eu Divino e o Divino. E em um nível celular, nos lembramos desta conexão e nos esforçamos por toda a nossa vida para voltar a esse sentimento de conexão.
O sétimo chakra engloba todas as cores do arco-íris, mas vibra principalmente na cor violeta. Quando a coroa está aberta a energia flui e enche o Ser, alimenta os chakras e aumenta a vibração até que a coroa começa a irradiar a sua própria energia, em unidade com o Divino. Ficamos presentes em tudo, sem estar apegado a nada.
No sétimo chakra não há mais um sentimento de divisão. O macrocosmo se torna o microcosmo e tudo está na unidade. Ocorre a percepção de que a separação é uma ilusão e que não pode haver solidão ou desconexão, porque somos tudo e tudo está dentro de nós. Tornamo-nos uma parte de todo o ser e tudo que está contido no Universo. Nosso ego pessoal é suplantado por um ego Universal, a nossa consciência por uma consciência cósmica.
O som do sétimo chakra é o silêncio e nesse silêncio, podemos ouvir a voz de Deus. A consciência é tranquila e estamos abertos para receber. Com o lótus de mil pétalas totalmente abertas estamos em unidade com o Divino.
Os óleos essenciais que auxiliam na liberação de pensamentos e emoções negativas purificando e permitindo regular/ampliar a energia do sétimo chakra são: Alecrim, Lavanda, Pinho, Limão e Sálvia esclaréia.
Fonte: Harmonie Aromaterapia.


domingo, 22 de abril de 2012

APRENDIZ DA VIDA


Queria poder dizer que estou numa idade 
onde aprendi a viver.
Mas não cheguei ainda a este ponto.
Aprendi algumas coisas, sim,
outras trazem uma luta enorme dentro de mim,
e não sei quantas quedas e quantos levantares serão necessários para que eu aprenda.
Mas não desisto!
Parece que estou na idade da razão,
mas percebo que não existe idade para isso.
Nem sempre tenho razão.
Nem sempre sei o que fazer.
Sou e serei até o último minuto
um aprendiz da vida.

Alecrim

Dizem que perdoar é esquecer e eu não sei ainda
onde encontrar essa borracha que apaga vivências doloridas ou curativos que cubram feridas que nunca se fecham
No meu ver, perdoar é compreender, aceitar e seguir adiante,
é poder olhar nos olhos daquela pessoa novamente, e se precisar dar a mão sem sentimento de sacrifício.
Raras são as pessoas que alcançam o dom do perdão ,
mas não é impossível.
Quando pensamos que sabemos tudo por que vivemos um certo número de anos, temos que admitir que vivemos em outra época, com outros valores e que nossa certeza de antes nem sempre cabem nos dias de hoje.
Nossos filhos nos lembram disso a cada instante, são eles nossos melhores mestres, ao contrário do que se pensa.
Em tudo que fizemos ou dizemos
nosso exemplo vale mais do que todas as palavras.


As crianças ouvem muito
mais que parecemos que o que dizemos.
É assim também com
os que precisam do nosso apoio.
Cada um de nós absorve acontecimentos de maneira diferente
acontecimentos comuns a todos, e somos incomparáveis.
Por que não vivi algo de um jeito
não obrigo ninguém a viver da mesma forma.
Aprender a respeitar a dor alheia,
é respeitar a individualidade do ser humano
O medo do sofrimento do amor
nos afasta das pessoas que mais nos amam.
Muito do que chamamos de imprevisto e coincidência, é a mão de Deus interferindo nas nossas vidas. Devemos pensar então duas vezes, antes de reagir mal a algo que contraria nossos planos.
O passar do tempo nos traz a experiência,
mas a sabedoria vem de maneira diferente.





Alecrim

Ela chega com a vivência, entendimento, compreensão e aceitação das adversidades.
Meu maior medo é de acreditar sobre o que dizem a meu respeito, isso me destruiria. Devo sempre saber quem sou e nunca me esquecer DAQUELE que me criou.
Aprender a vida é reconhecer-se aluno eterno,
com as somas, diminuições e ciências do dia -a -dia.
É chegar ao fim do dia e fazer planos para o dia seguinte
e se preciso for, recalcular, rever, repensar, e recomeçar.


Letícia Thompson

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Aromaterapia - Frankincence, Mirra e Ouro




Texto Vera Guedes


Frankincence - honrou Jesus como verdadeiro Filho de Deus, ou seja, Divino.

Mirra - honrou Jesus como Filho de Deus encarnado, como Ser Humano.

Ouro - honrou Jesus com Rei, aquele que veio para salvar a humanidade, com sua Sabedoria Divina, a qual foi extrememante bem expressa através de sua forma de ser humano.

                                   Frankincense - Boswelia Carteri



Nome botânico: Boswellia carteri.

Sinônimo: incenso, Olibano.

Família botânica: Burceraceae.



Características da planta: pequena e elegante árvore, também chamada de arbusto - suas folhas serrilhadas se alongam alternadamente em direção ao topo dos galhos; produz pequenas flores, nas cores brancas ou rosa.


É altamente valiosa em Israel, por suas resinas, que são freqüentemente queimadas em cerimônias religiosas.



As resinas são coletadas através de pequenos cortes feitos na casca do tronco da arvore, repetidos a cada três meses, na estação das secas. Através destes cortes, exuda-se um líquido leitoso, que quando exposto e em contato com o calor escaldante do deserto, endurece, formando a resina; sua cor tanto pode ser amarelada, ou bem clara, freqüentemente em forma de lágrimas.
Também se aproveitam as resinas que caem no solo, mas estas são consideradas de qualidade inferior.




Uso tradicional: tem sido usado por muitas culturas antigas como o Egito, Suméria, (geralmente considerada a civilização mais antiga da humanidade, localizava-se na parte sul da Mesopotâmia (o Iraque da atualidade), Assíria, Babilônia (atual Iraque), Pérsia (atual Iran), Palestina, Grécia e Roma, usos que incluem propósitos ritualísticos, cosméticos, perfumaria e medicina.




Os egípcios o usavam para fins rejuvenescedores em forma de máscaras, cosméticos e perfumes; também foi muito usado para embalsamar seus mortos.
Era usado para tratar todas as doenças concebíveis, conhecidas pelo homem; o Frankincense era mais valioso do que ouro, nos tempos passados e somente quem possuía muitas posses e era próspero possuía a resina do Frankincense.
Foi muito valioso para tratar infecções respiratórias. Ainda hoje, é considerado um óleo sagrado para unção, no Oriente Médio; nos tempos de Cristo, este foi um dos óleos mais usados para unção e por seus poderes curativos.

Propriedades: analgésico, antiinflamatório, bactericida, anti-séptico, cicatrizante e vulneraria valioso imunoestimulante, mucolitico e expectorante; carminativo (previne e alivia flatulência), diurético, emenagogo (promove e regula menstruação), antiespasmodico, tônico, calmante e sedativo; preservativo, preserva a Força Vital.

Usos e indicações: considerado excelente para problemas de pele, como feridas abertas e gangrenadas, furunculoses, escaras, úlceras varicosa e outros tipos de infecção cutânea.
É também muito conhecido por suas propriedades de prevenção do envelhecimento precoce e rugas.
Aprofunda e acalma a respiração; indicado para tratar asma, bronquite, enfisema pulmonar e outras infecções respiratórias inclusive pneumonia; também recomendado para aliviar e ajudar no processo de cura de laringite, gripes e resfriados; atua no sistema imunológico fortalecendo o corpo para combater as bactérias e vírus.
Trata cistite e leucorreia; oferece alivio para digestão lenta e estômago nervoso.
Muito usado em casos de insônia, ansiedade, paranóia, obsessão, irritabilidade, tem extraordinário efeito em pessoas que tem sofrido de depressão crônica.
É freqüentemente usado para minimizar a tristeza, dor e desgosto.

Influência do aroma: colabora no processo de rompimento com elos indesejados e prejudiciais, recentes ou do passado.
Eleva a consciência espiritual e promove estado meditativo; fortalece e revigora o espírito cansado.
Proporciona grande suporte, quando se está em fase de transição; traz uma melhor compreensão sobre as conseqüências geradas por falta de clareza, nas atitudes tomadas no dia a dia, que precisam ser mais objetivas e direcionadas, para se atingir um nível de vida mais saudável e equilibrado.
 
Gabriel Mojay, diz sobre o Frankincense: 
“Assim como a Camomila, o Frankincense também era usado em adoração ao deus solar Rá, um símbolo primordial para Utchat, ou Olho Sagrado.
Aquele que tudo vê”.



Mirra - Comiphora Myrrha


                     Nome botânico – Comiphora myrrha var. molmol.
           Sinônimos: Balsamodendrom myrrha, gum myrrh, mirra comum,
           hirabol   mirrh; antigo nome em latim – Smyrna; o nome derivado
                          do árabe é murr, significando “amargo”.
Família botânica: Burseraceae.

Características da planta: árvore em forma de arbusto; pode crescer entre três a dez metros de altura; troncos grossos, contendo numerosos nódulos irregulares; seus galhos são corpulentos, sólidos e bem agrupados, espalham-se num ângulo bem direcionado e suas terminações são em forma de espinhos bem afiados; poucas folhas de porte bem pequeno, trifoliadas, que nascem nas pontas finais dos galhos; suas flores são brancas rosadas. Produz uma resina natural, que escorre naturalmente de suas cascas, quando a arvore é ferida, com o propósito de cura do ferimento.Características energéticas: quente e seco; purifica o sangue.
Na China, a Mirra é usada para corrigir saúde deficitária, como sedativo, para curar feridas e úlceras, principalmente as que teimam em não cicatrizar. Os chineses acreditam que a Mirra entra no corpo através do canal do fígado, revigorando o sangue, que irá circular mais rapidamente por todas as partes do corpo, facilitando o metabolismo. De acordo com a medicina chinesa, manter o sangue circulando adequadamente é a principal fonte para uma boa saúde. Sendo o sangue a essência do corpo, carrega nutrientes para as células, que vão irrigar e nutrir os órgãos do corpo. Em adição, o sangue retira todos os detritos e toxinas que precisam ser eliminadas.
A Mirra ajuda na limpeza de coágulos do sangue, devido a processos cirúrgicos (lipoaspiração e outras), hematomas causados por quedas, acidentes ou regiões do corpo que sofreram espancamento. Tonifica o aspecto yang enfraquecido, que pode estar sendo fonte geradora de dano físico, moral, emocional, mental e espiritual.


Uso tradicional: uma das mais preciosas medicinas e também um incenso, a Mirra tem sido usada desde tempos muito antigos, por mais de quatro mil anos, pelos egípcios, palestinos, gregos, persas, romanos e indianos, como remédio, para rituais religiosos e para facilitar a comunicação com deidades superiores; também utilizada para desinfetar áreas abertas e residências, mumificação, perfumaria e preparação de ungüentos, para tratar todo e qualquer tipo de ferimento.
Em adição, a Mirra também foi muito reverenciada como substância usada em funerais, queimada como incenso, para honrar os mortos. O povo hebreu tomava a Mirra misturada com o vinho, bebida que consideravam elevar suas consciências e os colocar em contato com o divino, em seus rituais e cerimônias religiosas.
Existem relatos de que a Mirra era bastante usada para curar câncer, lepra e a sífilis, nos tempos passados, com muita eficácia.

A história da Mirra está intimamente ligada á do Olibano. As duas substâncias incluíam-se entre as preciosas drogas reservadas para fumigação, embalsamento, unções e práticas litúrgicas. Os papiros egípcios, os Vedas a Bíblia e o Alcorão, todos mencionam os inúmeros usos da Mirra em cerimônias, perfumaria e medicina. A Mirra faz parte da fórmula de vários ungüentos, elixires e outros antídotos de uso múltiplo. Era indicada para inflamações, gangrenas, lesões infectadas e ulceras; gravidez e parto.
Jesus foi presenteado com a Mirra em seu nascimento; também lhe foi oferecida pelos soldados romanos, no evento de sua crucificação e seu corpo foi untado com Mirra, na ocorrência de sua morte.

Propriedades terapêuticas : vulnerário (cura e cicatriza feridas e contusões), cicatrizante, balsâmico, antimicrobial, anti-séptico, antiinflamatório, vermífugo, analgésico, carminativo, fungicida, purificador do sangue, tônico da membrana mucosa dos músculos uterino e de todo o sistema; expectorante e emenagogo; equilibrador da glândula da tireóide (atua diminuindo sua hiperfunção).

Usos e indicações: excelente para tratar condições cutâneas como ferimentos abertos com pus e sinais de gangrena, úlceras varicosas, infecções fúngicas, eczemas e úlcera crônica de pele. Também tem muito boa ação no tratamento de pele seca, craquelada, rachada ou inflamada: pele que sofre de envelhecimento precoce; também indicado para suavizar estrias. Minimiza rugas ao redor da boca e dos olhos.
É um dos óleos mais indicados para tratar condições desfavoráveis da boca, como afta, herpes, úlcera bucal, gengivites, piorréia (processo inflamatório do periósteo dentário, seguido de necrose e frouxidão dos dentes - freqüentemente ocorre o acúmulo de pus); periodontite, inflamação da gengiva com migração dos dentes; enfraquecimento da raiz dos dentes ou desgaste precoce, com risco de perda (o que pode estar sendo provocado pelo excesso da produção de tártaro); inflamações repetitivas na boca, gengiva e garganta.
Indicado para tratar condições infecciosas (bactericidas e viróticas) relacionadas à boca, gengiva e garganta; atua na mucosa, fortalecendo e reparando o tecido, combatendo os germes causadores das disfunções. Trata a faringite crônica causadora da formação constante de aftas; freqüentes dores de garganta, recorrência de rouquidão e perda de voz.
Útil para tratar disbiose intestinal, indigestão (fermentação gástrica e intestina), flatulência, perda do apetite, indicado para remover congestão; tratar sofredores de gastrite, diarréia e dispepsia crônica, frequentemente acompanhada de dores abdominais e muitos ruídos no estômago (roncos na barriga); bronquite crônica e asma.
O sistema geniturinário se beneficia muito com as propriedades terapêuticas da Mirra, especialmente para os sofredores de gonorréia crônica, leucorreia, vaginites; excelente para tratar herpes vaginal e incontinência urinária. Indicado para tratar e diminuir a super-estimulação ou o descontrole da libido sexual (excessiva necessidade de sexo) e inflamações pélvicas com pus e muitas dores.
É um dos óleos mais indicados para tratar condições crônicas e tecidos traumatizados por sofrimento freqüente, infecções nos pulmões (elimina muco e catarro velho), intestinos e área geniturinária. Elimina traumas e promove a cura dos tecidos e da membrana mucosa da região afetada por sofrimentos repetitivos.

Influência do aroma: promove calma para a mente, elimina a confusão, revela o caminho a ser seguido quando há falta de rumo e confusão, ao eliminar a preocupação excessiva gerada por mente muito agitada, que tende a se distrair facilmente com as preocupações da vida cotidiana - medo é a emoção mais evidente nos indivíduos que necessitam da Mirra; a falta de confiança e de vigor para concluir tarefas já iniciadas são características evidentes.
Esta condição emocional pode prejudicar e desequilibrar a capacidade de se permanecer bem, centrado no momento presente. A Mirra proporciona paz, calma e estabilidade para a mente, proporcionando boas condições para a pratica da meditação, segundo Marcel Lavabre: a Mirra tem acentuada ação calmante, confortante, fortificante e inspiradora na alma e no espírito, ao curar nossas mais profundas feridas ela nos inspira para a meditação.Como óleo, que também é usado nos funerais, tem muita utilidade para aliviar a dor o sofrimento, a angústia e o desespero, condições causadas pelo medo excessivo da morte ou da perda de entes queridos.
Por sua ação vulneraria natural, é um óleo indicado para ajudar a minimizar o perfil vulnerável daquele que se magoa, ofende-se e torna-se facilmente melindrado. Trata-se de um perfil geralmente fraco, desprovido de estamina, mostra uma debilidade emocional e mental, sem força e sem vigor.
São muito suscetíveis, chocam-se ou se ofendem facilmente, mas quase sempre suportam tudo com estoicismo, ou seja, com resignação diante do sofrimento, da adversidade e ou do infortúnio.
Freqüentemente são desprovidos de força suficiente para expressar-se no momento em que a situação ocorre - são os indivíduos amaneirados ou de atitudes afetadas; quando chegam ao limite, onde o estoque de sentimentos nocivos não pode mais ser sustentado, só precisam de um pequeno motivo para deixar tudo que vem guardando como substâncias negativas em seu interior, venham à tona em forma de uma forte explosão.
Em descarga de fúria, as palavras não serão medidas - tudo que vem se alimentando em ofensas, ressentimentos, mágoas e outras emoções introduzidas em seu interior, emergirão causando muito desconforto para os envolvidos, qualquer pessoa, tanto um membro da família como um amigo ou outros (neste momento, muitas boas amizades e relacionamentos podem sofrer uma ruptura – o ambiente nunca mais será o mesmo).
A Mirra traz consciência de que esta não é uma maneira adequada de se lidar com a pressão do dia-a-dia - as conseqüências serão muito devastadoras para a pessoa.
Este perfil se apresenta muitas vezes de forma muito polida, aparentemente calmo e até bem delicado - alguns aparentam terem sidos feitos de cristal; com muita freqüência, mostram doçura em suas atitudes para com os que os rodeiam, mas nem sempre a impressão corresponde à realidade - o medo, mais uma vez, os impede de serem autênticos e honestos nos sentimentos, de forma saudável, equilibrada, com firmeza em suas ações e palavras (é através da palavra que se reconhece confiança, honestidade, objetividade e direcionamento).
Este perfil irá - através do uso da Mirra - desenvolver uma capa de proteção que permitirão trânsito pela vida, com confiança, vigor e sensibilidade verdadeira, adquirindo mais sinceridade para consigo mesmo e com o mundo que o cerca, visto estarmos inseridos neste mundo juntamente com todos os outros seres vivos.
Aprender como gerenciar a vida no plano material, sem sofrer ou causar danos aos seus semelhantes, ajustar-se adequadamente as circunstancias e aos ambientes por onde se circula, são condições ideais a serem alcançado por todos - assim ensinou o maior Mestre de todos, Jesus.


Boswellia carterii - Frankincense - Símbolo de fluência e leveza espiritual, conexão com forças superiores, de forma prazerosa e sincera. Promove o incorporar do espírito na matéria.


Comiphora myrrha - Mirra
Simboliza o homem ancorado, realizador, construtor e preservador de valores morais, espirituais, sociais e tudo que traga nobreza para o Ser Humano.

terça-feira, 3 de abril de 2012

VIAGEM ESPIRITUAL XAMÂNICA


Aprendendo a lição do relâmpago:


Observe o relâmpago rasgando o véu da escuridão. Faça o mesmo!

Rasgue a treva de seus medos. Projete raios intensos sobre a sua própria escuridão e afaste os medos e dúvidas de sua mente e de seu coração.

O ensinamento do relâmpago é sobre o PODER DA LUZ.
O seu símbolo é o OLHO ABERTO.
O seu presente é a visão espiritual.
Aprenda a olhar.
A morada do relâmpago é no centro da cabeça.



- Aprendendo a lição do trovão:


Escute o som do trovão ribombando na atmosfera. Sua manifestação sonora é poderosa. Sinta esse poder no centro de seu umbigo.

Escute o trovão com toda sua alma!
O ensinamento do trovão é sobre o PODER DO SOM.
A natureza invisível fala. Aprenda a ouvir.
A morada do trovão é na barriga.





- Aprendendo a lição da chuva:


A missão da chuva é limpar a atmosfera e molhar a terra.
A sua lição é simples: fluidez
O ressecamento endurece a terra e dificulta a vida dos vegetais. A chuva fluidifica o solo e equilibra as condições para o reino vegetal desenvolver-se plenamente.

Medite na renovação propiciada na natureza pela chuva. Renove-se também!

Nada de rigidez, fluidifique as suas emoções. Esqueça as tristezas, limpe as mágoas e desenvolva-se plenamente.
A morada da chuva é o baixo ventre.


- Aprendendo a lição do vento:


O vento sopra por onde quer. A sua natureza é a liberdade de acessar os espaços livres.

Pense que o seu espírito é livre como o vento. Medite nisso quando deitar para o descanso diário.
Seja uma flauta espiritual. Quando o sopro sutil viajar pelo seu interior, toque a música. Voe com ela!

O ensinamento do vento é sobre O PODER DO MOVIMENTO.

A morada do vento é na garganta.


- Aprendendo a lição da terra:




A terra é alimentação, sustentação e firmeza. Ela é a mãe do seu corpo de carne e dona de seus ossos. Por isso, agradeça a ela por estar sustentando a sua viagem carnal.
Ela entra pelos seus pés!
E acaricia o seu corpo com o calor vital planetário.
Medite nisso.

O seu ensinamento é sobre o VALOR DA VIDA.
A morada da terra é na base da coluna.


- Aprendendo a lição xamânica:




Escute a mensagem do povo invisível: Primeiro, cure a si mesmo, de dentro para fora. Depois, expanda a sua luz e compartilhe a sua felicidade com todos os seres da natureza.
O xamã é guiado pelo povo invisível. Suas canções são as mesmas deles. Por isso eles permitem as suas viagens xamânicas pelos reinos invisíveis.

O ensinamento xamânico é sobre o respeito a natureza e a REVERÊNCIA AO PAI PRIMEIRO.
A morada do Pai Primeiro é em todo lugar!
Medite nisso.


- Aprendendo a lição principal:



Medite na Luz do Pai Primeiro, o seu primeiro Amor.
O Grande Espírito é todo Amor.
Você e tudo o que existe são a expressão desse Amor.
A morada do Amor é o coração espiritual.
Desse centro ele irradia para todo o corpo e espalha a vitalidade.

Medite nisso.

Sinta o Amor e perdoe a todos aqueles que não o compreendem.
Medite no perdão.
Pense no raio que ilumina as suas trevas, no trovão que chama, na chuva que limpa as suas mágoas, no vento que convida ao vôo do espírito, na terra que o convida para a vida e no Amor que é a essência divina em tudo.

Compreenda: O paraíso é dentro de você mesmo. Sinta-se feliz de saber isso.

Perdoe a si mesmo e aos outros. Descarregue o peso das mágoas. Renove-se!
Sente-se embaixo de uma árvore frondosa e respire a seiva vital. Permita-se a uma união com ela. Deixe-a curar as suas feridas internas. Agradeça ao povo invisível das árvores, torne-se amigo deles. Abrace a árvore e agradeça.

Torne-se amigo do sol e da lua, do céu e da terra, dance com a vida e alegre-se com ela. Jamais esqueça de que o povo invisível acompanha a todos os seus passos. Agradeça a eles pela proteção sutil e pela paciência de trabalharem sem nenhuma busca de reconhecimento ou recompensa do mundo dos homens.

Agradeça ao Pai Primeiro e à Mãe-Natureza.




O ensinamento principal é esse: ame, agradeça, cure a si mesmo e aos outros, perdoe e alegre-se. Viva contente de saber essas verdades do espírito.
Pratique-as!
O Grande Espírito está em seu sorriso.
Medite nisso e viaje feliz.

Paz e Luz.





Wagner Borges