Quando a pele é esticada ao longo de períodos longos, seja por gestação ou por engordar, ou por excesso de exercícios de musculação, esta perde alguma elasticidade. Isso faz com que as fibras da derme se rompam, resultando em linhas vermelhas ou roxas, linhas onduladas, e que vão ficando mais claras e brancas, à medida que envelhecem.
A genética definitivamente desempenha um papel quanto à pele será suscetível a esticar, e deixar marcas ou não. As estrias são frequentemente o resultado do alongamento rápido da pele, associada com crescimento rápido, no entanto, elas podem ser influenciadas por alterações hormonais associados com a puberdade, gravidez e construção muscular. Rápido ganho de peso ou perda, ou a obesidade podem também exercer pressão sobre a pele que está a esticar.
De acordo com Leslie Baumann, MD, diretor da Universidade de Miami Cosmetic Grupo e autor de A Solução Tipo de Pele - se sua mãe tiver, você provavelmente vai ter. Ela também diz que as marcas podem afetar até 90% de todas as mulheres e, como muitas de nós sabemos, elas não são fáceis de se livrar.
Embora eles sejam mais fáceis de tratar nas fases iniciais, uma vez que se tenham tornado brancas, torna-se muito difícil, se não quase impossível para o que fazer. Como sempre, a prevenção é muito melhor do que remediar.
Usando um creme hidratante, loção, manteiga ou óleo durante aqueles momentos em que sabemos que a pele está mais sob risco de desenvolver estrias, é uma boa maneira para ajudar a manter a pele elástica.
Karitê |
Se elas já se formaram, alguns óleos essenciais podem ajudar a clarear as marcas mais escuras. Uma vez que as estrias tenham se tornadas brancas, pode não ser possível fazê-las desaparecer, por outro lado a aplicação de uma sinergia especial regularmente para a pele pode certamente ajudar a melhorar a condição da pele, e evitar danos adicionais. Pode ser utilizado o óleo corporal pela manhã, logo após seu banho matinal, uma sinergia de óleos essenciais diluídos em 2% em 100% Óleo de Rosa Mosqueta, o que deixa a pele suave e muito sedosa.
Cacau |
Os óleos essenciais que tradicionalmente podem ser utilizados para as estrias são: camomila, lavanda, tangerina, gerânio, olíbano.
Uma opção válida para todas as mulheres é tomar um banho pela manhã e usar uma esponja vegetal, com movimentos circulares, para massagear a pele; deste jeito você ativa a circulação do sangue e pode evitar o surgimento das estrias.
Você também pode dar umas beliscadinhas suaves sobre as suas estrias, usando os seus dedos. Com isso você também estimula o crescimento celular. Mas tenha cuidado, são beliscos suaves, nada de se machucar ainda mais.
Experimente: faça seu óleo pós banho, com 30 ml de óleo vegetal de Rosa Mosqueta, com 50 gotas de óleo de gerânio. Poderá ainda ser experimentado, a esfoliação com o creme esfoliante com semente de apricot (para cada colher de sopa de creme esfoliante - 6 gotas) de óleo essencial de Lemongrass. Utilize em movimentos circulares, mais intensos, nos locais onde as estrias já se instalaram. Esta esfoliação irá fazer o aumento da circulação e trará uma maior quantidade de colágeno e elastina, que fará as marcas de estrias ficarem menos profundas e mais elásticas.
Os óleos e manteigas, particularmente úteis para as estrias são: óleo de semente de uva,
jojoba, abacate, argane, com a adição de Vit. E.
e manteigas de karité/de cacau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário